Nossa história
Durante a Conferência NAFSA 2011 em Vancouver, Canadá, apenas 2 Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro estavam presentes no estande brasileiro na Feira Internacional, a saber, a UERJ e a PUC-Rio.
Após o término dessa Conferência e o retorno ao Brasil, foi realizada a primeira reunião dos assessores internacionais dessas IES no campus Maracanã da UERJ, quando então decidiram criar uma rede. Assim, a REARI-RJ nasceu durante esse encontro.
Em 16 de agosto de 2011, foi realizado o primeiro Fórum da REARI-RJ no campus da UFRRJ, com a presença de cerca de 100 IES do Rio de Janeiro, onde 11 IES assinaram um documento assumindo o compromisso de formação da Rede e, portanto, foram designadas fundadoras da REARI-RJ. Trata-se de um tipo de rede pioneira no Brasil.
É importante ressaltar a participação ativa do gênero feminino na condução das ações de cooperação internacional e na inserção da REARI-RJ no contexto mundial. A criação da REARI-RJ mostrou-se inovadora, uma vez que se apresentou de forma sistematizada como uma rede, compartilhando esforços para fortalecer as capacidades e competências existentes na região no campo da cooperação internacional.