Um Rio de

praias, serras e florestas

Com mais de 450 anos de história, é a combinação das características geográficas – o mar, a montanha, a floresta – com a presença humana, que garantem ao Rio de Janeiro sua condição única.

Vários pontos do estado são envoltos por paisagens extraordinárias, sendo a capital a primeira cidade do mundo a receber da Unesco o título de Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultural.

O Estado

em regiões

Capital

A cidade do Rio de Janeiro segue inspirando cantores, poetas e pintores durante décadas, transformando esse belo espaço geográfico em referência nacional para manifestações políticas, artísticas e culturais.

O visual da Baía de Guanabara, contornada por cadeias de montanhas e morros como o Pão de Açúcar, causa impacto no viajante ao cruzar a entrada da barra.

Com uma paisagem composta por praias emolduradas pelas montanhas e pelo verde das florestas, que se estende pelo litoral pontilhado de ilhas, a Região Metropolitana é um destino extraordinário.

Costa do Sol

Centenas de praias e lagoas belíssimas fazem jus ao nome de Costa do Sol. O roteiro perfeito para quem gosta de sol, mar, vento e esportes aquáticos, você encontra nos seguintes municípios: Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Maricá, Rio das Ostras, Macaé, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Quissamã e Carapebus.

Suas águas transparentes deram o título de Capital do Mergulho para Arraial do Cabo. A região conjuga o que há de melhor: hotéis e pousadas de qualidade, restaurantes de padrão internacional e intensa vida noturna, como na conhecida Rua das Pedras, no centro de Búzios. Para completar esse cenário de belezas naturais, fortes e igrejas construídas no período colonial, como o Forte de São Mateus, em Cabo Frio, preservam o cenário cultural da região.

Os amantes do ecoturismo também encontram seu espaço na Costa do Sol. Há várias opções em locais ainda não muito explorados como no município de Casimiro de Abreu, onde acontecem raftings em rios de águas cristalinas, cada vez mais procurados por amantes do esporte. Há espaço para todas as tribos na Costa Sol.

Costa Verde

A Costa Verde exibe um dos cenários mais bonitos e exóticos da costa brasileira, onde a Serra do Mar encontra o Atlântico e ambos se confundem de forma única. Formada pelos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Itaguaí e Rio Claro, se destacou, na colonização do Brasil, pela presença constante de navios franceses e ingleses. Por abrigar uma das primeiras terras colonizadas em território nacional, é possível encontrar por lá estradas e caminhos esquecidos, que de forma pioneira avançavam em direção ao interior do país. A presença de piratas, aventureiros, nobres e plebeus desenhou o patrimônio material e imaterial dos habitantes da região.

Sua paisagem, com mais de duas mil praias e uma infinidade de ilhas, é protegida pela Restinga de Marambaia e por imensos paredões recobertos pela Mata Atlântica. As águas, em várias tonalidades de verde, são ideais para a prática de qualquer modalidade de esporte aquático.

Possui grande número de praias semidesertas; algumas, com nuances de cores únicas, só podem ser acessadas pelo mar. A Baía da Ilha Grande é considerada a melhor e mais bela parte do litoral brasileiro para se navegar. Na região, podemos encontrar desde resorts de padrão internacional e paraísos ecológicos a cidades históricas como a de Paraty, um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil.

Agulhas Negras

Composta pelos municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real, a região das Agulhas Negras combina uma vegetação exuberante, cachoeiras e recantos paradisíacos com um importante conjunto de formações rochosas.

Destaque natural da região, o Pico das Agulhas Negras é o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro, com 2.791 metros de altitude. Localizado no coração do Parque Nacional do Itatiaia, o conjunto de montanhas integra um circuito muito procurado por montanhistas e adeptos do ecoturismo.

Para quem procura descanso e boa gastronomia, Penedo é a melhor opção. O pequeno bairro de Itatiaia, de colonização Finlandesa, guarda a herança da culinária e da dança, um diferencial da região.

Outra localidade que merece destaque é a Região de Visconde de Mauá. Famosa por ter sido retiro de hippies nas décadas de 70, 80 e 90, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de cachoeiras e caminhadas.

Vale do Café

O Vale do Café oferece aos seus visitantes um verdadeiro passeio pela história do Estado do Rio de Janeiro através dos seguintes municípios: Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Rio das Flores, Miguel Pereira, Piraí, Paty do Alferes, Pinheiral, Mendes, Engº Paulo de Frontin, Barra Mansa, Volta Redonda e Paracambi. A arquitetura rural da época é imponente já que nesta região se produzia o café que dominava a economia nacional.

Perfeito para quem quer aproveitar a tranquilidade das fazendas ou fazer passeios ecológicos. Uma região para se explorar a época do ciclo do café, em um lugar lindo e repleto de construções preservadas da época. As fazendas onde ficavam os grandes casarões dos barões do café e as senzalas dos escravos são um verdadeiro patrimônio histórico-cultural. O Vale do Café é roteiro obrigatório para quem quer conhecer melhor o nosso passado.

Serra Verde Imperial

A Serra Verde Imperial conjuga a beleza de sua vegetação com o charme de sua gastronomia requintada, atrativos culturais e oportunidades de compras. Com um clima que convida aos prazeres da boa mesa, a região é famosa pelos seus restaurantes e pousadas aconchegantes.

No inverno, fica ainda mais especial, com festivais que animam todas as cidades. Já no verão, os rios, cachoeiras e trilhas formam um verdadeiro convite ao ecoturismo. Para os mais aventureiros, a região é berço do montanhismo nacional e possui a travessia mais famosa do país, a Petrópolis-Teresópolis no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Subir a Serra é prazer em qualquer época do ano. Por isso, quando visitar o Rio não deixe de conhecer esse lugar único.

Saiba

mais

Skip to content