Chegando no Rio
Visto de Estudante
Antes de vir para o Brasil, todos os estudantes ou pesquisadores internacionais (independentemente da duração da estadia) devem solicitar um visto de estudante (VITEM IV) na embaixada ou no consulado brasileiro mais próximo, em conformidade com a legislação brasileira de imigração em vigor.
Para ter direito a um Visto de Estudante, a pessoa deve ter uma Carta de Aceite emitida pelo Escritório de Relações Internacionais ao final do processo de candidatura.
Seguro-Saúde
Os estudantes ou pesquisadores internacionais devem contratar um seguro de saúde para todo o período de sua estadia, antes de viajar para o Brasil, e apresentá-lo na instituição brasileira no momento de sua chegada.
CPF
O CPF é necessário para abrir uma conta bancária ou realizar qualquer outra operação financeira ou de registro no país. Ele pode ser obtido em qualquer agência da Receita Federal ou on-line, preenchendo este formulário.
Registro Nacional Migratório
Os estudantes estrangeiros na UFF necessitarão acessar o site para orientações e preenchimento do formulário e, posteriormente, retirar seu RNM no escritório da Polícia Federal em Niterói nos primeiros 90 dias no país. Estrangeiros não poderão permanecer no Brasil sem este documento e a aplicação ou retirada após o prazo de 90 dias são passíveis de multa pela autoridade policial.
Veja, abaixo, a lista de documentos exigidos pela Polícia Federal no momento do registro (no atendimento presencial). Um agendamento deverá ser feito neste link (selecionando o item 3 “Para fins de estudo).
1 – Formulário eletrônico que deve ser preenchido aqui;
2 – Um documento de identificação oficial (como o Passaporte, por exemplo) emitido dentro dos tratados assinados pelo seu país;
3 – Duas fotos coloridas de tamanho 3cm x 4cm, em fundo branco (mais informações sobre o formato da foto podem ser obtidas no site da Polícia Federal);
4 – Certidão de Nascimento, Casamento ou Certidão Consular caso o documento mencionado no item 2 acima não inclua os nomes dos pais ou guardiões (o documento original e uma cópia serão necessários);
5 – Declaração de Endereço Eletrônico e Outras Formas de Contato além de uma comprovação de residência (ex.: conta de telefone ou energia elétrica);
6 – Comprovante de pagamento das taxas, quando aplicáveis;
6.1 – Taxa de residência (R$ 168,13 – Código 140066);
6.2 – Taxa de emissão do RNM (R$ 204,77 – Código 140120);
7 – Certidão de ausência de antecedentes criminais, ou documento equivalente, emitida em até 90 dias antes da chegada ao Brasil e pela autoridade judicial competente no país no qual você viveu os últimos 5 anos;
8 – Uma declaração, sob pena de perjúrio, de ausência de antecedentes criminais, em qualquer país nos últimos 5 anos;
9 – Uma declaração de guardião legal de pessoa menor de idade, se aplicável;
10 – Uma declaração de auxílio financeiro da sua estadia no Brasil ou prova de que você foi contemplado com bolsa de estudos, se aplicável;
11 – Uma Carta de Aceite emitida por uma instituição de ensino no Brasil para aqueles que desejam o visto de residência com fins de inscrição em cursos oferecidos pela instituição (a carta deverá conter informações sobre o início e fim do curso);
12 – Para aqueles que estão solicitando visto para estágio, pesquisa ou programas de estudo, é necessária uma comprovação de que estão regularmente matriculados em uma universidade estrangeira;
13 – No caso de visto de residência para estágios ou trainees, o requerente deverá apresentar documentação assinada pelo responsável do programa ou as instituições brasileira e estrangeira, comprovando a compatibilidade de sua área de estudos com as atividades que serão desenvolvidas no estágio;
14 – Uma declaração afirmando que você não possui vínculo com nenhuma pesquisa, ensino ou trabalho extensionistas. Esta declaração será fornecida pela Polícia Federal;
15 – Uma declaração de insuficiência de autofinanciamento, dentro dos termos da Ordem Executiva 218/2018-MJ, caso aplicável.
Certificado de Chegada/Saída
Trata-se de um registro oficial para controlar as datas de entrada e saída de estudantes estrangeiros. Ele deve ser assinado pelo aluno na universidade brasileira.
Informações práticas
Telefonia
Para comprar um cartão SIM você pode ir a qualquer loja de operadora de telefonia com o passaporte ou a qualquer banca de jornais.
Existem planos pré-pagos com recargas ou planos de pagamento mensal. As operadoras existentes no Rio de Janeiro são: Vivo, TIM, Claro, Oi e Correios Celular.
O código do Brasil para chamadas internacionais é +55 e o código do estado do Rio de Janeiro é 21. Para chamadas a números de serviços (que começam com 0300, 0500 e 0800), números de emergência ou ligações a cobrar (9090 + número do telefone), não é necessário o uso do código do estado.
Para realizar chamadas para outros estados, deve-se discar o código deste estado seguido do número do destino. Já para chamadas internacionais a estrutura é: 00 + código da operadora + código do país + telefone.
Telefones de emergência (chamada gratuita)
- Corpo de Bombeiros: 193
- Polícia: 190
- Ambulâncias: 192
- Delegacia de Atendimento ao Turista: (21) 2334-6802 / 2334-6807 / 2332-2893 / 2332-2887 / 98596-7074
Nota: Esta Delegacia está localizada na cidade do Rio de Janeiro (na Avenida Afranio de Melo Franco, s/n – Leblon, Rio de Janeiro – RJ, 22430-060). Aqueles que estiverem fora da capital devem procurar ajuda na delegacia mais próxima.
Energia
Mobilidade
A Região Metropolitana do Rio de Janeiro (capital e cidades próximas) contempla diversos meios de transporte como metrô, trem, ônibus, balsas, BRT, VLT, bondes e bicicletas por aluguel. Neste link é possível encontrar o mapa da Rede Metropolitana de Transportes.
Para se deslocar pela cidade, recomendamos usar o aplicativo Moovit, que calcula sua rota usando os meios de transporte público disponíveis. Para transporte privado, recomendamos usar Uber (transporte), 99 (táxi e transporte) ou Taxi.Rio (táxis).
Pagamentos
Carros por aplicativo e táxis aceitam cartões de crédito/débito, dinheiro ou transferência eletrônica (Pix) para pagamento das viagens, seja pelo aplicativo ou diretamente com o motorista.
Para os transportes públicos, você pode pagar com dinheiro ou usar um cartão de transporte. O cartão varia de acordo com cada cidade do estado do Rio de Janeiro, mas na Região Metropolitana o cartão padronizado é chamado de Riocard Mais. O Riocard Mais pode ser adquirido em qualquer balsa, trem, metrô, BRT ou VLT.